UIL

Galópolis firmará gemellaggio com comune da Região do Vêneto

Galópolis, uma das quatro Regiões Administrativas de Caxias do Sul, município da Serra Gaúcha, firmará gemellaggio com Corbola, comune da Província de Rovigo, Região do Vêneto, Itália. O prefeito de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho, recebeu o convite oficial para o gemellaggio, enviado pelo prefeito de Corbola, Michele Domeneghetti, no último dia 16 de novembro.

Gemellaggio é um acordo selado entre cidades de nações diferentes, visando o estreitamento de relações, a troca de experiências, a elaboração de projetos de cooperação econômica e cultural. 

A assinatura do tratado de cidades-irmãs deverá ocorrer em julho de 2017, quando uma comitiva caxiense viajará para a Itália. Após essa primeira assinatura, a comitiva de Corbola irá a Caxias do Sul. Deverá ser realizado um projeto de intercâmbio entre escolas municipais e estaduais de Galópolis e escolas de Corbola. O objetivo é a troca de experiências entre os estudantes. 

Integram a comitiva de gemellaggio, a secretária municipal da Cultura de Caxias do Sul, Gabriela Dozza, a presidente da Associação Piccola Itália de Caxias do Sul (ASPI), Gabriela Dani, o vice-presidente da ASPI, Leonardo Maltauro, o presidente do Instituto Hércules Galló, Renato Solio, o vice-presidente da Associação de Moradores de Galópolis, Oliver Nava, e a secretária da AMOB, Rosa Maria Siligenti.

Corbola  possui cerca de 2.645 habitantes. Estende-se por uma área de 18 km², tendo uma densidade populacional de 147 hab/km². Faz fronteira com Adria, Ariano nel Polesine, Papozze, Taglio di Po.