UIL

Vaticano prepara alternativas para o Papa na Semana Santa

Diante da incerteza sobre a evolução do estado de saúde de João Paulo 2º, o Vaticano prepara várias opções para a Semana Santa, no final de março, que prevêem diferentes graus de participação do papa, informa o jornal "Il Messaggero".

"Além das declarações públicas sobre a convalescença pós-operatória, o Vaticano vive em um ambiente de espera e incerteza. É impossível para a administração a serviço do Papa tomar uma decisão sobre a próxima Semana Santa", escreve o vaticanista da publicação, o teólogo Orazio Petrosillo.

A Semana Santa, que começa no dia 20 de março com o Domingo de Ramos e termina no dia 27 do mesmo mês com o Domingo de Páscoa e a benção "urbi et orbi" (a cidade e o mundo) do papa, é o período do ano mais importante para os católicos porque celebra os últimos dias de Cristo e sua ressurreição.

Um dos momentos culminantes desta semana é a Via Crucis da Sexta-Feira da Paixão. O Vaticano prevê três planos alternativos, segundo o jornal, de acordo com o local onde o João Paulo 2º estará nesse momento.

Se o Papa ainda estiver internado no hospital Gemelli, poderia acompanhar as cerimônias pela televisão e sua imagem seria projetada em telões gigantes perto do Coliseu, caminho da Via Crucis.

O mesmo acontecerá se o sumo pontífice já estiver no Vaticano, mas sem as forças necessárias ou a autorização médica para participar ativamente da celebração.

Porém, se estiver no Vaticano e desejar participar na Via Crucis romana, esta poderia ser excepcionalmente transferida para a Praça de São Pedro, segundo o jornal.