FABIO PORTA CANDIDATO PD

5 curiosidades sobre a língua italiana

A língua italiana está “apenas” em vigésimo primeiro lugar no ranking das línguas mais faladas no mundo: cerca de 63 milhões de pessoas falam o idioma italiano. Apesar desta posição bastante modesta, o italiano é reconhecido como um dos mais importantes do mundo, graças à sua enorme influência na cultura, arte, comércio e indústria.

Aqui estão 5 curiosidades sobre a língua italiana que talvez nem todos conheçam.

1. Como o italiano deriva do latim

Ao contrário do que se poderia pensar, principalmente se você estudou latim na escola, o italiano não deriva do latim clássico, aquele estudado nas universidades e adotado pelo Vaticano como língua oficial. Nossa língua deriva do chamado latim vulgar. O latim falado na Roma antiga por soldados, camponeses e habitantes das províncias. Dante Alighieri foi o primeiro a argumentar que o vernáculo deveria substituir o latim literário, compreensível apenas para poucas pessoas, e até escreveu um tratado dedicado a esse tema, o "De vulgari eloquentia".

2. Em quais países se fala italiano

Além da própria Itália, o italiano é a língua oficial dos estados do Vaticano e de São Marino, do Cantão de Ticino e da Ordem Soberana de Malta (não confundir com Malta). A língua italiana é uma das línguas oficiais da União Europeia e também tem status de língua das minorias em três países: Eslovênia, Croácia e Brasil. Na Itália, porém, por razões culturais e geográficas, não se fala apenas o italiano. No Vale de Aosta (Valle d’Aosta), a língua francesa é reconhecida como oficial, assim como o alemão e o ladino no Trentino-Alto Adige.

3. O documento oficial mais antigo escrito em italiano

Na verdade, existem dois escritos competindo pelo direito de ser reconhecido como o documento mais antigo escrito em língua italiana. São a escritura notarial Placito Capuano de 960 e a inscrição da catacumba de Commodilla que, segundo vários estudiosos, remonta ao século VI ou IX e é, segundo alguns estudiosos, o conselho de não revelar os segredos em voz alta.

4. Quanto a língua italiana é estudada no mundo

O italiano é a quarta língua mais estudada no mundo. O recorde é impressionante dado o tamanho relativamente pequeno do país. A BBC também afirma que aprender o idioma italiano não é uma tarefa impossível, pois "em italiano você lê como escreve [...]. A pronúncia é clara […]. O vocabulário é semelhante a outras línguas de origem latina. [...] Embora alguns aspectos da linguagem possam parecer difíceis no início, basta dominar algumas regras simples para poder se comunicar nas mais diversas situações".

5. Os dialetos do italiano

Você deve saber que na Itália são falados tantos dialetos que, de acordo com a Enciclopédia Treccani, é até difícil contá-los. Por esta razão, os estudiosos pensaram em dividir o país em três grandes áreas dialetais: uma linha imaginária que vai de La Spezia a Rimini separa a área norte da central, que por sua vez faz fronteira com o sul ao longo da linha Roma-Ancona. De fato, os cientistas ainda estão debatendo se devem considerar os dialetos como tal ou como idiomas por direito próprio.

Fonte: Liberiamo