UIL

Escritor italiano, especialista em literatura brasileira, palestra em Santa Catarina

Está marcado para o próximo dia 20 de novembro, quinta-feira, às 20 horas, no auditório no bloco G, da Unisul Pedra Branca, uma palestra do escritor e professor italiano  Giovanni Ricciardi, da universidade de Nápoles, Itália, cujo tema é "A literatura sul-brasileira na visão de um tradutor italiano".

Ricciardi já publicou no Brasil três volumes sobre a biografia e a criação literária de escritores de São Paulo e Minas Gerais, e agora prepara uma edição sobre os escritores do sul do País.

O evento é uma promoção da pró-reitoria Acadêmica e da Editora Unisul, e contará também com a presença do escritor brasileiro Deonísio da Silva, autor de sete romances, entre eles "Avante, soldados: pra trás", que foi contemplado com o prêmio Casa de Las Américas, em Cuba, num júri presidido pelo escritor português José Saramago, e premiado pela Biblioteca Nacional.

Aluno do poeta brasileiro Murilo Mendes (Minas, 1901; Lisboa, 1975), Giovanni Ricciardi estudou na Universidade de Roma, onde defendeu tese sobre o livro "Vidas Secas", de Graciliano Ramos. Mais tarde, na Universidade de Nápoles, foi professor de literatura portuguesa e brasileira, e organizou uma antologia de textos de escritores brasileiros modernos.

Convidado pela Unisul, no ano que vem o pesquisador e tradutor italiano publicará através da editora da universidade um livro de entrevistas com escritores de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, entre eles Lindolf Bell, Adolfo Boos Júnior, Edla Van Steen, Salim Miguel, Mário Quintana, Lya Luft, Caio Fernando Abreu e Armindo Trevisan, entre outros.