UIL

Imigrantes clandestinos: 40 mortos

Uma nova tragédia engrossa o número de vítimas que perdem a vida ao tentar uma vida melhor. As autoridades egpcias divulgaram, nesta segunda-feira (16), que ao menos 40 imigrantes clandestinos morreram após o barco com o qual pretendiam chegar à Itália naufragou na costa da Líbia. O acidente aconteceu no dia 7 passado, logo depois de a embarcação, com cerca de 150 pessoas, ter partido da localidade chamada Zuwarah. A maioria dos mortos é natural do Egito. A tentativa de chegar à costa italiana tinha custado aos imigrantes, de províncias ao norte de Cairo, entre 500 a 900 dólares.

Festa Bergamasca

Localizado na região do Vale do Itajaí, Botuverá, município distante 125 km da Capital de Santa Catarina, realizou, neste final de semana, o mais importante evento de seu calendário: a 17ª Festa Berbamasca, uma comemoração que serve para os seus pouco mais de quatro mil habitantes resgatar e manter viva a memória da colonização italiana da região. A partir de 1976, vindos especialmente de Bergamo, Lombardia.Assim como em edições anteriores, o evento teve desfiles, gastronomia, música e uma série de outras atividades que ressaltaram a determinação e as vicissitudes enfrentadas pelos imigrantes.

Assistencialismo

“A compaixão cristã não tem nada a ver com o pietismo, com o assistencialismo. Sobretudo, é sinônimo de solidariedade e partilha, e é animada pela esperança.a afirmação foi feita pelo Papa Bento XVI, neste domingo,ao concluir sua Visita Pastoral a Santa Maria di Leuca e Brindisi, no sul da Itália.