UIL

Lula e Berlusconi assinam acordos em Washington

Acordos bilaterais que envolvem cooperação jurídica, troca de tecnologia militar de defesa e cooperação nos setores do turismo, esporte, saúde e geração de energia, além de um acordo de associação estratégica visando favorecer o diálogo de alto nível sobre o combate à pobreza, não-proliferação de armas nuclear e mudanças climáticas. Esse foi o resultado de um encontro mantido nesta segunda-feira (12), em Washington, entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi.

Na ocasião, Lula reiterou o convite para que Berlusconi agende sua visita ao Brasil, que deveria ter ocorrido no mês passado, mas foi cancelada pelo premier italiano em função de questões internas.

O caso da extradição do ex-ativista Cesare Battisti também teria entrado na pauta. O Supremo Tribunal Federal decidiu-se favoravelmente ao envio de Battisti à Itália, mas a palavra final será do presidente brasileiro.

O encontro entre os dois chefes de Estados ocorreu na residência da Embaixada brasileira, no início da tarde.

Ambos participam da cúpula sobre Segurança Nuclear, convocada pelo presidente Barak Obama, que reúne 47 chefes de Estado na capital norte-americana.