UIL

Vaticano anuncia as missas para os nove dias de luto pelo Papa

Seis cardeais e dois arcebispos celebrarão a partir de sábado as tradicionais nove missas pelo falecido Papa João Paulo II, anunciou nesta quinta-feira o Vaticano.

Conforme a tradição, estas missas se sucederão durante nove dias, incluindo a missa do funeral do Pontífice que será concelebrada nesta sexta-feira, ante a basílica de São Pedro pelo decano do Sacro Colégio, o cardeal alemão Joseph Ratzinger, com todos os purpurados presentes em Roma.

Estas celebrações, que serão realizadas dentro da basílica, serão abertas a todos.

O cardeal italiano Francesco Marchisano, arcipreste da basílica vaticana, celebrará a primeira missa no sábado, e o cardeal vigário de Roma, Camilo Ruini, no dia seguinte.

O purpurado americano Bernard Francis Law, ex-bispo de Boston, oficiará a missa de segunda, e, na terça-feira, será a vez do cardeal brasileiro Dom Eugênio Sales, antigo arcebispo do Rio de Janeiro.

Na quarta-feira, a cerimônia será presidida pelo arcebispo argentino Leonardo Sandri, substituto da secretaria de Estado.

Na quinta, o rito litúrgico ficará a cargo do patriarca maronita da Antióquia, Pierre Sfeir Nasrallah.

Na sexta, será a vez do arcebispo Piergiorgio Silvano Nesti, secretário da Congregação para os religiosos.

No sábado, a missa será oficializada pelo cardeal chileno Jorge Arturo Medina Estévez, prefeito emérito da Congregação para o Culto Divino.