UIL

Fenavinho Brasil 2009: apresentada a diretoria executiva do evento

A diretoria executiva da Fenavinho Brasil 2009 está mobilizada para a realização da próxima edição do evento que será realizado no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, no período de 30 de janeiro a 24 de fevereiro. Liderados pelo empresário Tarcísio Vasco Michelon, os membros da diretoria já concentram esforços para dar continuidade ao processo, iniciado na edição passada, com o objetivo de consolidar o evento como a maior festa e feira dos vinhos do Brasil.
 
Apresentada na última quarta-feira (30), na sede do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), a nova diretoria é composta, além do presidente, por mais 12 vices-presidente. A organização da Fenavinho Brasil 2009 também passa a contar com o apoio de um Conselho Consultivo, formado por nove entidades ligadas a cadeia produtiva da uva e do vinho.
 
Durante a apresentação feita à imprensa local e regional, o presidente da Fenavinho Brasil 2009 destacou os principais projetos que estão sendo preparados para a próxima edição do evento. Conforme Tarcísio Michelon, iniciativas como o Projeto Comprador, realizado pela primeira vez em 2007, ganharão novo impulso com a promoção de rodadas de negócios em todos os fins-de-semana da Fenavinho. "Países como França e Itália têm sua feira de vinhos e o Brasil ainda não. Com a integração entre festa e feira a Fenavinho credencia-se para ser a grande feira de vinhos do Brasil", destacou Michelon. 
 
Com uma programação diversificada, a diretoria aposta em projetos e atrações voltados para promover o vinho e a cultura de todas as regiões vitivinícolas brasileiras. Para 2009, já está sendo preparado um novo espetáculo cênico que abordará o tema "A Ópera Popular do Vinho". A cenografia, criada por Antônio Cansanção, de Parintins (AM), segue os moldes do espetáculo de 2007 que contou "A História do Vinho" e deverá reunir mais de 300 atores. Além de renovar o Grande Espetáculo da História do Vinho, a Fenavinho Brasil 2009 terá ainda a apresentação de um segundo espetáculo, acrescentando mais brilho e novidade ao evento. A peça "Fábula da Árvore das Nozes de Ouro", que encantou a todos durante a escolha da Imperatriz da 14ª Fenavinho, também estará entre os atrativos da próxima edição.
 
A programação comercial da Fenavinho 2009 é formada por feiras e projetos que deverão atrair participantes de todo o Brasil. Entre elas, destaca-se a Feira Vinícola que, em 2007, reuniu 85 empresas de diversos estados brasileiros. A expectativa dos organizadores é de que cerca de 120 vinícolas estejam presentes ao evento na próxima edição.
 
Outras atrações que prometem repetir o sucesso de 2007 são a Feira de Variedades, o Projeto Comprador e o Projeto Imagem. A primeira já conta com 70% de seus espaços comercializados mesmo seis meses antes do início do evento. Já o Projeto Comprador prevê rodadas de negócios com cerca de 300 compradores nacionais e internacionais. Este grande aumento no número de compradores se deve também a participação de ações com setores específicos como supermercadista, por exemplo. Em 2007, o projeto reuniu mais de 50 vinícolas brasileiras, 10 importadores de oito países e 21 compradores de diversos Estados do Brasil para conhecer os vinhos e espumantes elaborados no país. Na ocasião, foram realizadas mais de 80 reuniões com importadores e 437 rodadas de negócios com compradores brasileiros. O evento gerou um volume de negócios superior a R$ 900 mil e um montante em exportações na ordem de 1,12 milhões de dólares. O Projeto Imagem, que trará jornalistas do Brasil e do exterior, deverá contribuir para divulgar a boa imagem do vinho brasileiro.
 
Outro atrativo da Fenavinho Brasil será a agroindústria. Enquanto em 2005, o espaço reuniu 100 participantes, em 2007 o número subiu para 120 e em 2009 será de 150, numa verdadeira ação de valorização da agroindústria familiar. Já a Feira da Tecnologia, que na edição anterior reuniu 16 empresas, deverá contar com 55 participações.
 
Além de anunciar a nova diretoria, o evento da noite de ontem serviu ainda para estreitar os laços entre a Fenavinho Brasil e a imprensa e para relembrar os bons momentos da última edição do evento. Na ocasião, foi apresentado um compacto de 12 minutos do Espetáculo Cênico "A História do Vinho" e também uma reprise do espetáculo apresentado na escolha da imperatriz da 14ª Fenavinho. Figuras indispensáveis em todos os acontecimentos da Fenavinho, também estiveram presentes ao evento a imperatriz, Cláudia Alberici Pinto e as princesas, Aline Petroli e Bárbara Manfroi Chies.   
 
Diretoria Executiva da Fenavinho Brasil 2009

- Presidente: Tarcísio Vasco Michelon

- Vices-presidente:

Agroindústria – João Strapazzon
 
Apresentações Artísticas – Marcos Piccoli
 
Comunicação e Marketing – Ana Paula Soliman
 
Cultural – Eunice Pigozzo
 
Feira Vinícola – Andréia Milan
 
Feira Tecnológica – Ivan Tasca
 
Gastronomia – Janete Canelo
 
Hospitalidade e Turismo – Talise Valduga Zanini
 
Infra-estrutura – Vitor Ambrosini
 
Relações com o Comércio – Helenir Bedin
Relações Estratégicas – Márcia Ferronato
Social e Espetáculos – Maria da Glória De Gasperi Todeschini
 
Conselho Consultivo

- Ibravin – Denis Debiasi
 
- Sindivinho – Cristiane Passarin
 
- Uvibra – Antonio Agostinho Salton
 
- Agavi – Benito Panizzon
 
- Embrapa Uva e Vinho – Alexandre Hoffmann
 
- Cefet/BG – Cláudia Schiedeck
 
- ABE – Carlos Abarzua

- Fecovinho – Hélio Marchioro

- Comissão Interestadual da Uva – Olir Schiavenin
 
Mais informações:
FENAVINHO BRASIL 2009
(54) 3451.7500
fenavinho@fenavinhobrasil.com.br - www.fenavinhobrasil.com.br