UIL

Caponata Siciliana

A Caponata é um dos antepastos sicilianos mais conhecidos no mundo.

É um prato vegetariano preparado a base de berinjelas, tomates, vinagre, alcaparras e outros legumes, esta iguaria parece ter origem espanhola.

Outra possibilidade citada por Giuseppe Coria, autor de vários livros da cozinha siciliana, é que a receita teve origem na palavra latina caupo (taverna), onde a cauponae — comida de boteco para viajantes — era servida, mas se for assim, a receita de caponata nada tem a ver com essa história.

Caponata Siciliana

2 quilos de Berinjela
700 gramas de Cebola roxa
700 gramas de polpa de Tomate picante pronto, Pomodoro ciliegino
300 gramas de Azeitona verde, sem semente
30 gramas de Alcaparra
2 galhos de Aipo
1 copo de vinagre de vinho branco
2 colheres de sopa de açúcar
Óleo de oliva extravirgem para fritar
Sal a gosto

Modo de preparar

Lave bem as alcaparras liberando-as do sal. Corte o aipo em pedaços pequenos, na forma de quadrados medindo um centímetro. Divida as azeitonas em 2 a 3 pedaços, corte a cebola finamente, adicione 2 colheres de açúcar e um copo de vinagre e misture até o açúcar se dissolver completamente.  Escalde o aipo mantendo-o de 2 a 3 minutos em água fervente. 

Lave as berinjelas, corte-as em cubinhos, tempere-as com sal e deixe-as desidratarem dentro de um escorredor por pelo menos 1 hora. Passado este tempo, enxugue-as com um pano e coloque-as para fritar, completamente imersas em óleo extravirgem de oliva. 

Reserve o óleo no qual foram fritas as berinjelas. 

Uma vez completada a fritura da berinjela, coloque a cebola no óleo quente em uma panela, cubra e deixe cozinhar na menor temperatura possível. 

Assim que as cebolas estiverem prontas, adicione as berinjelas, o molho de tomate, o aipo, as azeitonas, as alcaparras . Derrame sobre a mistura o vinagre açucarado. Misture bem e deixe no fogo baixo por 15 minutos.

Deixe esfriar e sirva, acompanhada de pão ou torradas. Pode ser conservada na geladeira.