Berlusconi nomeia Roberto Calderoli ministro das Reformas
O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, nomeou nesta terça-feira, como ministro para as Reformas o até agora vice-presidente do Senado, Roberto Calderoli, que substitui no cargo o líder da Liga Norte, Umberto Bossi.Bossi, afastado da vida política italiana há meses devido a um grave problema cardíaco, apresentou sua demissão como ministro de Reformas e membro da Câmara dos Deputados ontem, para assumir o cargo de eurodeputado que ganhou nas últimas eleições européias.
O nome de Calderoli, coordenador da Liga Norte, como sucessor de Bossi na pasta das Reformas, era o mais cotado, depois que a Liga Norte confirmou ontem que, apesar das divisões no seio da maioria governamental nas últimas semanas, não abandonaria o Executivo.
No entanto, o partido vinculou sua permanência no Gabinete de Berlusconi à aprovação definitiva da reforma federal, que deve passar pela Câmara dos Deputados depois de ter recebido a autorização do Senado.
Calderoli, de 48 anos, ocupava o cargo de vice-presidente do Senado desde junho de 2001, e foi parlamentar da Liga Norte durante quatro mandatos.
A nomeação do novo ministro para as Reformas acontece quatro dias depois de Berlusconi nomear para o Ministério da Economia Domenico Siniscalco, que ocupava o cargo de diretor-geral do Tesouro.
Siniscalco substituiu Giulio Tremonti, que apresentou sua demissão por causa das pressões do vice-presidente Gianfranco Fini, da Aliança Nacional.
Notícias Relacionadas
-
Refém italiano da ditadura venezuelana faz contato com a família
21 May 2025 -
Friuli Venezia Giulia sofre com despovoamento na Itália
03 Apr 2025 -
Navio Amerigo Vespucci aporta em Veneza
13 Mar 2025 -
Cresce o número de estrangeiros regulares na Itália
20 Feb 2025 -
Toscana regulamenta o suicídio assistido
11 Feb 2025