Ajudem a salvar o Teatro Goldoni
O Governo do Distrito Federal tenta acabar com a trajetória de um teatro que já mostrou que quer fortalecer a Cultura do DF. O Governo do DF ao ignorar os benefícios que a atividade teatral propicia à comunidade e colocar à venda na calada da noite o terreno da Casa d’Italia, que como Centro Cultural em atividade há 20 anos não pode fazer caixa para quitar quantia incompatível com a arrecadação, mata com uma “canetada” o esforço coletivo por tantos anos para manter um espaço cultural acessível aos grupos locais aberto. O GDF ignorou o pedido de prorrogação da concessão de uso, mostrando-se insensível à Cultura. Mais do que isto, está tentando mudar a destinação do terreno:
- na Norma de Construção, Uso e Gabarito do terreno onde se localiza o Teatro Goldoni, NGB 018/97, da área construída é obrigatório que 40% sejam ocupadas por atividades culturais e
- na Licitação descreve como proibida a ocupação por atividade cultural.
Por isso viemos pedir à classe cultural do Distrito Federal que ajudem a preservar o Teatro Goldoni das investidas de faturamento do GDF em cima de atividades tão pouco favorecidas economicamente, mas que são de grande importância para a formação de cidadania.
Além de tudo, existem muitos teatros que estão inativos por falta de manutenção e outros a serem construídos nas Regiões Administrativas abandonadas pelo poder público. Enquanto isso nossas crianças crescem sem o acesso aos Bens Culturais que têm direito.
Antecedentes
Existem em Brasília duas instituições de 3º grau que colocam na cidade cerca de 30 atores por ano – a UnB (Universidade de Brasília) e a Faculdade Dulcina de Moraes. Mas outras escolas estão sendo criadas. A prática ao sair das escolas, condição para que estes atores desenvolvam suas potencialidades, se torna rara e insipiente, porque a cidade não tem mercado para absorvê-los, pois não existe estratégia de divulgação para o teatro brasiliense e é insuficiente o estímulo para que o público seja frequentador assíduo dos teatros. Tampouco os incentivos econômicos são suficientes para que estes jovens formem seus próprios grupos e tornem-se empreendedores culturais. O Distrito Federal tem uma característica de estado com muitas cidades em torno da capital, que são chamadas atualmente de Regiões Administrativas. A ligação de transporte é muito deficiente entre estas cidades/RAs. Só a Cultura e o Esporte são capazes de mobilizar as pessoas e fazê-las se movimentarem. O teatro pode criar motivação para que estas pessoas circulem, conheçam e se sintam incluídas, portanto participem da sociedade e sejam cidadãs.
Teatro Goldoni
O Teatro Goldoni é um pequeno teatro experimental com cerca de 100 lugares feito com critérios da mobilidade cênica e rigor técnico, que permite a organização e a troca da relação palco/plateia de maneira rápida e econômica. Foi construído deste formato para reduzir custos de apresentação dos espetáculos e tornar viáveis as montagens teatrais dos grupos teatrais recém saídos das escolas. Foi criado em 1998 para provocar o encorajamento de formação de grupos locais que pudessem contar com a apresentação de espetáculos durante uma temporada mais longa do que as habitualmente apresentadas, fator de relevância na formação e treinamento do ator.
Em relação ao público o teatro procurou atender a uma demanda reprimida de “Teatro de Bairro”, pois apenas estavam funcionando satisfatoriamente, nessa ocasião, as duas salas do Teatro Nacional Claudio Santoro de proporções gigantescas para o abrigo de grupo de teatro recém formados. O Goldoni mobilizou atores, público e empresários. A proposta foi bastante desafiadora, teve boa repercussão, apoio da mídia e a grande procura por esse tipo de sala sugeriu que fosse criada uma segunda sala – a Sala Adolfo Celi, anexa ao Goldoni, ação facilitada pelo programa de doação de equipamentos de iluminação da Funarte. Hoje, existem muitas outras salas de pequeno porte na cidade. Mas ainda assim, novo público precisa ser atraído e formado para garantir todas as fases da cadeia produtiva.
Ponto de cultura
Com o aumento do número de espetáculos produzidos na região uma nova necessidade se fez presente: a formação de técnicos para dar suporte aos espetáculos e assim foi criado o ESTEC Estúdio de Tecnologia Cênica, um programa de formação de técnicos de cena para dar apoio aos que estavam sobre o palco, sob as luzes. Projeto que tem como prioridade a qualificação de jovens oriundos do ensino médio sem formação profissional e em situação de risco social. Todos os cursos do Ponto de Cultura ESTEC foram e são gratuitos.
O teatro investiu na criação do espaço, na operação dos espetáculos e nas facilidades e redução de custos da encenação. Foi contemplado pelo Ministério da Cultura como Ponto de Cultura. Mas o preço do ingresso adotado por contingências que todos conhecem, torna economicamente inviáveis as estratégias comerciais de continuidade para apresentação de espetáculos e a formação de grupos.
Atualmente os produtores locais encontram dificuldades para captar recursos necessários às montagens, que vêm em sua maioria do FAC (Fundo de Apoio à Cultura) da Secretaria de Cultura do GDF, pois não temos ainda na cidade Leis de Incentivos locais nem patrocinadores em número proporcional aos habitantes e, portanto, os grupos que estavam minimamente estruturados migraram para os grandes centros de produção cultural atrás da sobrevivência como grupo.
Melhor espaço cênico
Em 2007 o jornal Correio Braziliense consultou seus leitores para saber qual era na época o melhor espaço cênico de Brasília. A escolha recaiu no Teatro Goldoni. Motivo explicado pelos leitores: o calor humano dos técnicos e atendentes, a surpresa de sempre encontrar um novo espetáculo com nova disposição palco/plateia, como se fosse um novo teatro.
Maria Carmen
t.goldoni@gmail.com