UIL

Definidos os vencedores do Italian Textile Technology Award

Na última semana aconteceu, em São Paulo, a cerimônia de entrega do Prêmio “Italian Textile Technology Award 2011”, a três alunos do Centro Universitário da FEI e três da Faculdade SENAI/ Cetiqt.

Os premiados receberam das entidades promotoras (ICE - Instituto Italiano para o Comércio Exterior, Ministério Italiano do Desenvolvimento Econômico e ACIMIT - Associação dos Fabricantes Italianos de Máquinas para a Indústria Têxtil) uma viagem de 15 dias à Itália, incluindo visitas aos escritórios do ICE em Roma, ACIMIT em Milão e às fábricas do setor, onde poderão conhecer as novas tecnologias que fazem dos fabricantes italianos líderes mundiais no mercado têxtil, além de um curso com duração de uma semana no Politécnico de Milão. A viagem está programada para o próximo dia 25 de junho de 2011, onde os alunos serão acompanhados por um professor/ coordenador de cada faculdade.

Sinergia e intercâmbio entre instituições de ensino
O concurso Italian Textile Technology Award, que neste ano chegou a sua segunda edição, visa favorecer o intercâmbio e a sinergia entre as universidades brasileiras e italianas, bem como desenvolver projetos para inovação tecnológica e novas aplicações de materiais para a indústria mecanotêxtil. A iniciativa tem o objetivo de incentivar estudantes de universidades brasileiras, na área de engenharia têxtil, além de dar à indústria italiana a oportunidade de apresentar a alta tecnologia e as inovações de que dispõe para os futuros profissionais do setor.

Dirigido aos alunos de engenharia têxtil da FEI (São Paulo) e do SENAI/ Cetiqt (Rio de Janeiro), os participantes apresentaram uma monografia abrangendo os temas: Inovação técnica na Indústria Mecanotêxtil e/ou Inovação na aplicação de materiais para a Indústria Mecanotêxtil.

PREMIADOS
Centro Universitário da FEI – Engenharia Têxtil
- Carolina Hattori: Influência da cor, fator de cobertura e tipo de fibra na absorção dos raios UV;
 

- Maria Carolina Garcia Peixoto: Comparação da proliferação de fungos em lingeries de poliamida e algodão;

- Marjorie Aiko Tokoi: Câmera acoplada ao Martindale (equipamento de avaliação da resistência ao pilling de um tecido)

SENAI/Cetiqt
- Diego Vaz Ferreira: Análise tecnológica da absorção em materiais têxteis no segmento de limpeza industrial;
 

- Gabriel da Costa Pessoa: Tecnologia e aplicação do não tecido na construção civil: isolamento acústico;

- Martina Pucciarelli Souza: Tecnologia aplicada ao uso de micro-ondas para o tingimento têxtil comparado aos demais processos

Entidades
ACIMIT-Associação dos Fabricantes Italianos de Máquinas para a Indústria Têxtil
(www.acimit.it)

Entidade privada que atua em todo o território italiano agrupa a maior parte das empresas mecanotêxteis do país, cuja produção representa 80% de toda produção italiana do setor. A atribuição principal da instituição, que atua há 62 anos, é promover o setor no mundo e apoiar suas atividades, sobretudo no exterior. A ACIMIT fornece, aos empresários estrangeiros, informações sobre a oferta de tecnologia italiana e organiza, para seus associados, todo tipo de atividade promocional (feiras, seminários técnicos, missões à Itália de empresários têxteis estrangeiros, missões institucionais e comerciais), muitas delas realizadas em colaboração com o ICE.

A ACIMIT é também membro da CEMATEX - Comissão Europeia dos Fabricantes de Máquinas Têxteis, que reúne mais de 600 empresas na Europa. Uma das tarefas fundamentais da Cematex é a organização do ITMA, a maior e mais importante feira internacional para a indústria de máquinas têxteis.

ICE–Instituto Italiano para o Comercio Exterior
(www.italtrade.com/brasil * www.ice.gov.it)

Instituição do Governo Italiano ligada ao Ministério Italiano do Desenvolvimento Econômico que, com uma rede de 116 escritórios espalhados por 87 países e outros 17 na Itália, promove os produtos, as tecnologias e os serviços italianos no mundo, dando particular atenção aos interesses e às necessidades das pequenas e médias empresas. Também trabalha para estimular o investimento direto italiano no exterior, bem como para atrair investimentos estrangeiros à Itália.