UIL

Pesquisadores italianos e brasileiros debatem uma nova ruralidade no Nordeste

Uma agricultura forte para uma nova ruralidade no Nordeste brasileiro, é o tema do seminário internacional que será realizado de 16 a 18 deste mês, no auditório central da Embrapa Meio-Norte, em Teresina. O evento terá dois sub-temas e vai reunir pesquisadores-doutores do Brasil e da Itália, que têm experiência internacional. As inscrições estão sendo feitas na Área de Comunicação Empresarial da Embrapa Meio-Norte.

A programação prevê para a manhã do domingo 16, visitas ao laboratório de hidroponia e à escola-fazenda da fundação Funaci, no povoado Soinho, na zona rural de Teresina, e às hortas comunitárias do bairro Itararé e da Vila Nova, ambas na zona sudeste da capital piauiense.

No dia 17, a partir das 8:30 horas, acontece a solenidade oficial de abertura do seminário. Em seguida, o ex-prefeito de Teresina, Firmino Filho, que é professor-doutor da Universidade Federal do Piauí-UFPI, faz a palestra de abertura com o tema Evolução do setor primário no Nordeste brasileiro em relação aos desafios da globalização. Logo depois começa um debate, sob a coordenação da professora Maria do Socorro Lira, também da UFPI.

Mais duas palestras, ainda pela manhã, marcam o evento. São elas: Evolução da agricultura e da economia rural na União Européia, com o professor-doutor Giorgio Franceschetti, da Università degli Studi di Padova, na Itália; e O papel da FAO como agência internacional de desenvolvimento para o Nordeste brasileiro, que será feita pelo técnico José Tubino, representante da FAO no Brasil.

À tarde, a partir das 15 horas, recomeçam as palestras e os debates. A primeira da série, com o título Da Agralidade à Ruralidade: novas tendências da economia territorial, será feita pela professora-doutora Elena Pisani, da Università degli Studi di Padova. Em seguida, é a vez do professor-doutor Valter Zinin, também da Università degli Studi di Padova, falar sobre Agricultura e grandes projetos: observações a partir de uma pesquisa de campo.

As oportunidades oferecidas pela cooperação descentralizada italiana para o desenvolvimento do território extra-urbano, é o tema da última palestra do dia, que será ministrada pelo técnico Diego Vecchiato, da instituto Regione Veneto, da Itália.

Pesquisa agrícola

No dia 18, a partir das 8 horas, a programação prevê quatro palestras, uma plenária, discussões e a celebração de um convênio. A primeira palestra será feita pelo Chefe-Geral da Embrapa Meio-Norte, Valdemício Ferreira de Sousa. O tema é: A pesquisa agrícola e o desenvolvimento da região Nordeste do Brasil. O coordenador do debate é o professor-doutor João Batista Lopes, da UFPI.