UIL

Um site para reaproximar os emigrantes calabreses de Maropati

"Somos filhos, netos, bisnetos de sonhos, da esperança", as palavras ditas por Julio Cesar Dimol abrem o novo site dedicado aos cidadãos de Maropati, cidade localizada na província de Reggio-Calabria, no sul da Itália.

O portal, cujo endereço é http://www.ilmiosud.it, entrou ao ar há quinze dias e foi criado pelo webmaster Rocco Ciurleo, com o objetivo de aproximar  as comunidades de Maropati espalhadas pelo mundo.

O site apresenta Maropati em todos os seus ângulos, por meio dos quais a comunidade calabresa do exterior pode redescobrir as belezas do município. Nele, é possível encontrar informações gerais, fotos, livros, provérbios, cartões postais, etc.

De acordo com seu idealizador, a programação visual do site baseia-se em símbolos locais. O azul predominante é para lembrar, segundo ele, o magnífico céu de sua terra. A zagara, flor de laranja típica do lugar, foi usada para representar a sociedade advinda dessa região. 

De acordo com a agência italiana News Italia Press, a comunidade de Maropati no mundo recebeu com entusiasmo a idéia. Muitos cidadãos de Maropati, residentes em  Nova Iorque, Londres e outras cidades,  já escreveram para Ciurleo agradecendo seu trabalho.

“O meu site é dedicado a todos os emigrados do pequeno município calabrês e também a seus filhos, aos netos e a todos aqueles que tem as sementes e as tradições da esperança, do abandono da  emigração”, diz Ciurleo ao falar do que o levou a criar o site.

Já em relação à escolha do nome, ele explica: “Desejei intitulá-lo de ‘Il mio sud’ (O meu sul), porque ele fala da nossa terra, do afeto que provamos ter por ela, sentido também quando estamos distantes”.