UIL

Studio Azzuro, em parceria com o IED, apresenta no Brasil o teatro digital

O IED - Istituto Europeo di Design – realizou, em parceria com o Studio Azzurro, um workshop sobre tecnologias multimídias aplicadas ao entretenimento. Stefano Roveda, um dos sócios do Studio Azzurro, reconhecido estúdio italiano de pesquisas artísticas que baseia sua expressão nas linguagens possibilitadas pela alta tecnologia, escolheu o IED para desenvolver um projeto de teatro digital que teve como cenário o Centro Cultural São Paulo, na última semana.

Em um processo de uma semana, os alunos do curso de Graphic, Digital&Virtual e Industrial Design do IED produziram um personagem interativo que se comunica com o público, exprimindo sentimentos e respostas em tempo real.

A instalação mantém a tradição da titeragem (arte de manipular bonecos) apresentando sistemas de tecnologia de ponta no ambiente teatral. O espaço público se transforma em um palco e as pessoas se tornam ativamente envolvidas na performance.

Podendo suportar diferentes personagens virtuais, consegue provocar reações como se fosse um ser vivo, mesmo para as pessoas conscientes de sua manipulação. Tudo graças a um software específico, chamado de Euclide, inteiramente desenvolvido no laboratório do Studio Azzurro, que foi apresentado pela primeira vez no Brasil, junto com tecnologias desenvolvidas pelo consórcio CALLAS, projeto integrado financiado pela Comissão Européia, do qual é parceiro.