Cursos Italiano Jurídico 2018

Museu Arqueológico Paolo Orsi e suas moedas antigas 

O Museu Arqueológico Regional Paolo Orsi, em Siracusa, é um dos principais museus arqueológicos da Europa. O acervo inclui artefatos pré-históricos, gregos e romanos, provenientes de escavações realizadas na cidade e em outros locais da Sicília.

O museu leva o nome do renomado arqueólogo Paolo Orsi (Rovereto, 17 de Outubro 1859 – 8 de novembro 1935) que dirigiu a instituição de 1895 até 1934.

Medagliere, a coleção de moedas e jóias antigas

O setor que mais chama a atenção dos visitantes é o Medagliere, inaugurado em 2010, que exibe a coleção de moedas e medalhas organizada, nos anos cinquenta, pelo arqueólogo italiano Luigi Bernabò Brea (Genova, 27 setembro 1910 – Lipari, 4 fevereiro 1999). 

Criada a partir do núcleo numismático original do museu, do século XIX, e graças à constante pesquisa e proteção no território, a coleção reúne moedas da Sicília grega, da era arcaica até o período medieval. Coleções particulares, doadas ou compradas, completaram o acervo, hoje em exposição. 

O Medagliere localiza-se no subsolo do museu, protegido por uma porta blindada. O acervo conta com milhares de moedas gregas, romanas, bizantinas, árabes, medievais e modernas que fascinam os visitantes. 

Uma das moedas mais antigas é a pertencente a Naxos, a primeira colônia fundada na Sicília, em 734 a.C , há mais de 2700 anos. As moedas começaram a ser produzidas por volta de 525 a.C, duzentos anos depois de sua fundação. Seus dracmas são caracterizados por uma cabeça barbada do deus do vinho Dionísio no anverso e um cacho de uvas no verso, referência explícita à produção vitivinícola do território.

Uma parte do setor é dedicada à joalheria e a coleção inclui peças que datam da pré-história até a era moderna, ilustrando a mudança de técnicas, gostos e modas ao longo dos séculos.
Entre as peças em exposição, está este conjunto de brincos, anel e colar, do século IV a.C, encontrado no túmulo de uma menina, no distrito de Dammusi, perto de Siracusa.

Destaque também para as 88 moedas romanas encontradas dentro de um recipiente de chumbo – provável pagamento de um salário a um soldado romano, um centurião, durante a Segunda Guerra Púnica (218 a.C. – 201 a.C). 

Todos os setores do museu

O museu é dividido, no total, em seis setores, cada um representando um período histórico significativo na evolução da Sicília oriental.

Térreo:
Setor A: Pré - história e história inicial. 
Setor B : colônias gregas, Siracusa no período arcaico. 
Setor C : Gela, Agrigento e sub-colônias de Siracusa.

Primeiro andar:
Setor D : Siracusa na era helenística e romana. 
Setor F : Rotunda Adelfia.

Subsolo:
Setor E : Medagliere

Endereço: Viale Teocrito, 66, Siracusa
Tel .: 0931/489511 
Fax: 0931/489532

Veja aqui as informações sobre os preços de bilhetes e os horários de funcionamento



0 Comentários


Seu comentário