Facebook

Mostra Archimede a Siracusa: Imersão na cidade antiga a 360º 

A exposição dedicada a Arquimedes oferece aos visitantes a oportunidade única de conhecer uma das figuras mais brilhantes de toda a história da humanidade e, graças às mais avançadas aplicações multimídia, mergulhar na cidade de Siracusa no século III a.C, a capital da Magna Grécia e do Mediterrâneo central, onde o grande cientista viveu, concebeu suas extraordinárias invenções e foi morto por um soldado romano que acabara de entrar na cidade como conquistador.

A exposição acontece na antiga igreja - e hoje galeria - de Montevergini, em um amplo ambiente equipado com 16 projetores de vídeo para uma visão a 360 graus, o que leva os visitantes a uma verdadeira viagem no tempo, uma imersão ao interior da cidade de Arquimedes, no III a.C.

A reconstrução em multimídia mostra alguns dos edifícios símbolos da cidade antiga (do Castelo de Eurialo ao Teatro Grego e o Templo de Atenas), que fizeram de Siracusa um dos centros mais importantes do Mediterrâneo, do ponto de vista artístico e cultural. 

A série de animações projetadas por Lorenzo Lopane dá vida aos antigos siracusanos, entre eles o grande cientista Arquimedes. 

Com base em fontes históricas e arqueológicas, a narração disponível em quatro línguas permite aos visitantes acompanhar os eventos que levaram Siracusa, no final da Segunda Guerra Púnica, ao confronto final com Roma. 

Arquimedes

O fascínio que a imagem de Arquimedes sempre exerceu não se deve apenas às extraordinárias máquinas cuja concepção a tradição lhe atribui, mas também aos resultados importantes obtidos por suas pesquisas registradas em seus escritos. 

As engenhosas intuições geométricas e mecânicas de Arquimedes, geralmente compreensíveis apenas para um número limitado de especialistas, são apresentadas de maneira simples e acessível. 

A imagem de Arquimedes atravessa 23 séculos de história. Seu inesgotável desejo de conhecimento e a profundidade de seus estudos fizeram dele o precursor do inventor por excelência, capaz de realizar dispositivos mecânicos destinados a entrar no imaginário coletivo de todas as gerações: ao ponto que, até hoje, seu nome é sinônimo de invenção e inovação, no campo da produção industrial e do design. 

Admirados pelos homens de cultura de todas as épocas, a Arquimedes são atribuídos, da Antiguidade ao longo da Idade Média latina e árabe, os títulos de inventor, astrônomo, matemático e construtor de dispositivos mecânicos.

A exposição, concebida pelo Museu Galileo e curada por Giovanni Di Pasquale com a consultoria científica Giuseppe Voza e Cettina Pipitone Voza, é promovida pelo Comune de Siracusa e produzida pela Civita Mostre com a Opera Laboratori Fiorentini e a colaboração de UnitàC1 e do Istituto Nazionale Dramma Antico di Siracusa.

Archimede a Siracusa

Até 31 de dezembro de 2019 
Local:  Siracusa, Galeria Cívica de Montevergini - Via Santa Lucia alla Badia, 2 (Piazza Duomo)

Informações e reservas 
Tel: +39 093124902

https://www.mostraarchimede.it/info/